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Mitos que têm marcado
a opinião pública

  1. Portugal não tem capacidade económica para ter um grande aeroporto

    Porquê um mito? A posição geográfica de Portugal torna essencial a sua ligação por via aérea à Europa e ao mundo. O crescimento da economia portuguesa passa por uma maior integração na economia global. Essa integração requer uma infraestrutura aeroportuária eficiente que garanta uma elevada conectividade internacional.

  2. O aeroporto internacional tem que ser localizado onde exista uma maior presença populacional

    Porquê um mito? Não são necessariamente as pessoas que residem mais perto de um aeroporto que vão usar o aeroporto; por outro lado os residentes na vizinhança de um aeroporto vão sofrer mais impactes negativos no seu bem-estar devido ao ruído e à afetação psicológica, com efeitos na saúde humana.

  3. O aeroporto é para chegar e partir da cidade de Lisboa e é mais atrativo quanto mais perto estiver do centro da cidade

    Porquê um mito? O aeroporto não serve apenas a cidade de Lisboa mas a região de Lisboa. O aeroporto de Lisboa tem também uma função de hub internacional mas necessita de condições de expansão que permitam o seu funcionamento com mais qualidade e eficiência.

  4. As viagens aéreas devem ser substituídas por viagens em ferrovia por isso não vale a pena aumentar a capacidade aeroportuária e sair do AHD

    Porquê um mito? A alta velocidade só é competitiva até Madrid. Dada a posição geográfica de Portugal, a alta velocidade não é alternativa para ligar Portugal ao centro da Europa.

  5. O aeroporto tem que usar infraestruturas viárias existentes

    Porquê um mito? Há diversas infraestruturas relevantes previstas no Plano Nacional de Investimentos e no Plano Ferroviário Nacional que são compromissos nacionais e internacionais. Por outro lado, as infraestruturas existentes carecem de ampliação e adaptação ao aumento da capacidade pretendida.

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